sábado, 28 de março de 2009

Saga de Harry Potter Estimula Leitura de Fantasia

A inglesa J.K. Rowling não merece os parabéns somente por ter criado um universo encantador para contar a história de um menino que, de repente, se descobre bruxo. Foi através da autora inglesa - e por seu Harry Potter - que milhões de crianças e adolescentes de todo o mundo descobriram a literatura feita especialmente para eles, devorando não só os sete livros da série, como os filmes adaptados.

O melhor é que não pararam por aí: viraram leitores também das dezenas de outros títulos lançados no vácuo, numa prova definitiva que a fantasia pode ser um nicho de mercado bastante rentável. “Não tínhamos muitas opções de livros que atingissem tanto as crianças quanto os adolescentes.Ou era para um, ou para outro. Isso realmente começou a mudar como fenômeno Harry Potter, que já não vende como antes, mas é um clássico da literatura”, afirma Linen Martins, 34, responsável pelo setor infanto-juvenil da Saraiva Mega Store.

Hoje, basta olhar nas prateleiras para ver que os “seguidores” de Harry estão em todos os lugares. Os exemplo mais concorridos do momento? Dá para citar, pelo menos, três: O ladrão dos raios, de Rick Riordan, Magya-Primeiro livro, de Angie Sagie, e Coração de tinta, de Cornelia Funke.


Como na obra que os inspirou, todos têm relação com a magia. Agora, há pequenas diferenças. Em O Ladrão de Raios, Percy Jackson é um menino de 12 anos que descobre que as esquisitices de sua vida não acontecemà toa, já que é filho de Poseidon, o deus do mar. Com mais de um milhão de cópias vendidas nos EUA e tradução para 28 idiomas, Magya conta a história do aprendiz de feiticeiro Septimus Heap. Vertido para o cinema por Iain Softley, Coração de tinta trata de um mundo encantado de onde escapam sem querer personagens mágicos.


“Não dá para deixar de citar a saga Luz e escuridão, de Stephenie Meyer, que está bombando nas livrarias”, completa Linen. Não por acaso, Crepúsculo, que já vendeu 25 milhões de cópias em todo o mundo, é o primeiro da lista dos mais vendidos da Saraiva, seguido de Eclipse, o segundo volume da série. “Sempre gostei de literatura de fantasia. Comecei com a coleção Monteiro Lobato que ganhei de minha avó e continuei com HarryPotter, Senhor dos anéis e Crepúsculo. O que me atrai é o mundo paralelo, com toda aquela mitologia inserida”, justifica a engenheira química Carol Azeredo, 25, que disseminou o gosto entre as primas mais jovens.


É justamente a possibilidade de viajar na trama o que encanta a estudante Andréa Motta, 16. “Sou especialmente fascinada pelo mundo dos elfos de O senhor dos anéis, mas gosto demais daqueles animais agindo como anjos da guarda em As crônicas de Nárnia”, diz. Mas o fio condutor entre tudo isso foi mesmo Harry Potter. “Cresci com ele. Quando era menor, queria estudar em Hogwarts. Agora estou lendo Magya e adorando”, diverte-se Andréa.
Mal aprendeu a ler, a esperta Luísa Gonçalves, 8 anos, já escolheu sua série favorita. “É A casa da árvore mágica”, conta. Curiosa, já começa a se interessar pelos filmes de Harry Potter, que vê, aos pedaços, no You Tube.
Antes da inglesa J.K. Rowling construir seu castelo dourado sobre os pilares da Escola de Hogwarts, já havia a obra do filólogo J.R.R. Tolkien, autor da trilogia O senhor dos anéis, o pilar de toda a literatura de fantasia contemporânea. Lançados entre 1954 e 1955, os livros, que foram escritos ao longo de 12 anos, apresentavam um mundo completamente diferente do que a juventude da época estava acostumada, repleto de anões, elfos, guerreiros, magos, seres elementais.
Tanto que virou um clássico imediato nos EUA, popularizado no mundo décadas depois no cinema por Peter Jackson, que deu a deixa para que começasse a febre em torno da saga, que inclui ainda O hobbit, O silmarilion e As aventuras de Tom Bombadil.
Quem gosta de literatura fantástica sabe que a saga criada porJ.K.Rowling não é a única do segmento. Há títulos preciosos, que merecem estar na estante de qualquer admirador do gênero. A lista é grande, por isso optamos por destacar os mais hypados. Há clássicos eternos, como O senhor dos anéis e obras recém- lançadas, como Magya. Confira:
O senhor dos anéis A Sociedade do Anel, As duas torres e O retorno do rei - J.R.R. Tolkien
Coleção Harry Potter J.K.Rowling - sete livros Crônicas de Nárnia C.S. Lewis - são sete livros
Discworld Terry Prachett - a série é composta de 28 títulos
Coração de tinta Cornelia Funke
As crônicas de Spiderwick Holly Black -a série é composta por cinco volumes
Coleção A casa da árvore mágica Mary Pope Osborne
Fronteiras do universo (A bússola de ouro, A faca sutil e A luneta âmbar) - Philip Pullman
Desventuras em série 12 livros - Lemony Snicket
Magya - Primeiro livro Angie Sagie - a saga será composta por sete volumes ao todo
Artemis Fowl, Uma aventura no Ártico e O código eterno - Eoin Colfer
A história sem fim Michael Ende
O ladrão de raios, o primeiro volume da série Percy Jackson e os olimpianos - Rick Riordan
Alice no país das maravilhas Lewis Carroll
Livros da magia Neil Gaiman
Shanara Terry Brooks - quatro livros

Um comentário:

  1. Beleza pessoal?!? Sou HIran e ja li todos os livros da serie Percy Jackson e os Olimianos!! Até o livro os arquivos do semideus!!!! Uma serie que eu queria sugerir é a serie O Ciclo A Herança, do Christopher Paolini!!!

    ResponderExcluir